5 sugestões de livros para conhecer os princípios do parto natural

Você vai ser mamãe? São muitos os preparativos para esse momento. Preparar a casa para quando o bebê chegar, dedicar-se ao pré-natal, caprichar na alimentação e fazer o possível para que ele ou ela venha ao mundo da melhor maneira possível e muito saudável.

Dentre as decisões muito importantes está a de preferir cesárea ou parto natural. Claro que há causas médicas que muitas vezes impedem que o parto natural seja feito, mas a maioria das mães poderá, se quiser, optar por ele. Por isso, separamos uma lista com livros interessantes para conhecer os princípios do parto natural. Confira:

1 – Parto Ativo – Janet Balaskas

Esse livro aborda o parto ativo, no qual, como o próprio nome já diz, a mãe participa de todo processo, acordada, consciente e da melhor maneira que encontrar. É um parto considerado instintivo, pois a mãe escolhe a posição que quer ficar e deixa que tudo aconteça naturalmente. O livro aborda esse parto e a necessidade de um acompanhamento, para caso haja alguma complicação. Orienta também quanto a alguns exercícios baseados no yoga para a gravidez e procedimentos adequados e naturais para uma gravidez saudável.

2 – A cientificação do amor – Michel Odent

Em “A Cientificação do Amor” é realizado um comparativo com o parto que é feito atualmente e o que é feito instintivamente e natural. Ele aborda essa relação entre mãe e bebê ao que ocorre com os animais. Aborda também questões médicas e hormonais e atribui a esses primeiros minutos do bebê no mundo a capacidade que ele terá de amar.

3 – Nascer sorrindo – Frédérick Leboyer

Nascer Sorrindo mostra a criança como o ser encantador que pode transformar a vida da família e o mundo. Um livro poético que fala como a pureza da criança pode influenciar em tudo o que ocorre ao seu redor. Livro inspirador!

4 – Parto Normal ou Cesárea – Simone Grilo Diniz e Ana Cristina Duarte

De maneira clara e objetiva a autora, que é uma especialista no tema, aborda a humanização do parto e a satisfação que isso pode trazer para a mãe e para o bebê. Fala também sobre a importância da assistência médica à parturiente que muitas vezes é essencial para garantir a sua vida e a vida da criança. Fala sobre o direito que a mulher tem de escolher como será o parto, sobre a participação masculina nesse momento e sobre a vida sexual pós-parto.

5 – Quando o corpo consente – Marie Bertherat, Therese Bertherat, Paule Brung

Nesse livro são abordadas as forças e emoções que acontecem no corpo da mulher durante uma gravidez. Dá dicas de técnicas e atitudes para que a mulher possa preparar o seu corpo para o nascimento do seu filho. Baseado na fisiologia e anatomia feminina, ela dá dicas de movimentos que auxiliarão no parto.

Você já leu algum deles? Tem algum outro que recomende? Comente!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *