Conheça ótimos exercícios para praticar na gravidez

Estar grávida não significa que o sedentarismo pode se instalar na sua vida. Praticar exercícios durante a gestação pode ser muito bom porque diminui as dores e os incômodos comuns à gravidez. Conheça agora alguns exercícios que você poderá fazer facilmente durante o período de gestação.

Conheça alguns excelentes exercícios para gestantes

Se você reclama de dores na lombar e tem dificuldade de encontrar uma posição confortável durante a gravidez, a atividade física pode trazer benefícios à sua rotina. Praticar exercícios durante a gestação melhora as condições cardiocirculatórias e a postura da futura mãe. Atividades físicas são recomendadas para as gestantes porque aliviam o estresse, já que os movimentos liberam mais endorfina e oferecem sensação de bem-estar, salvo se a paciente sofrer alguma patologia, hipertensão ou outros problemas.

Alongamento

Deitada de costas e com as pernas flexionadas, mantenha os braços esticados junto à cabeça por 30 segundos. Depois relaxe. Também deitada, puxe um joelho até o peito, abrindo a perna. Segure por 30 segundos. Depois relaxe, e faça com o outro joelho. Em outro movimento, na posição sentada, de preferência no chão, abra as pernas e os braços, ao mesmo tempo. Segure por 30 segundos, depois relaxe. Outro exercício para alongamento é sentar de pernas cruzadas e inclinar a cabeça para um lado, segurar por 30 segundos e depois inclinar para o outro lado, também por 30 segundos. Esses exercícios podem ser feitos várias vezes ao dia.

Exercícios para as pernas e pés

Deite-se de costas, flexione uma das pernas e coloque uma almofada sob o joelho da outra perna. Empurre a almofada para baixo e segure por 5 segundos. Relaxe. Pode ser feito várias vezes por dia. Para exercitar os pés, sente-se na beira da cama, com as mãos apoiadas no colchão. Movimente os pés em todas as direções: rotação, extensão e flexão. Esses movimentos previnem edemas e mantêm o tônus muscular.

Exercícios respiratórios

Deitada de lado, inspire profundamente enquanto eleva o braço. Deixe o ar sair naturalmente enquanto abaixa os braços. Outro exercício para a respiração é deitar no chão com as costas sobre uma esteira, inspirar e expirar soltando o ar lentamente. Repita esse exercício por 15 vezes. Em outro movimento, inspire inflando apenas o tórax, tentando não movimentar o abdômen, também por 15 vezes.

Caminhada

Caminhar é um ótimo exercício para as futuras mamães. De acordo com especialistas, as caminhadas aumentam o fluxo sanguíneo e melhoram o condicionamento cardiovascular, mas devem ser feitas respeitando os limites recomendados, como evitar temperaturas altas e sol forte. Se for na esteira, é preciso ter certeza de que é larga o suficiente para evitar o desequilíbrio, principalmente no fim da gestação, quando as pernas precisam ficar mais abertas ao caminhar. A duração e a frequência das caminhadas dependem das condições físicas de cada gestante. Em situações normais, uma caminhada de 30 ou 40 minutos já trazem bastante benefícios se forem praticadas três vezes por semana.

Hidroginástica

A hidroginástica é um dos exercícios mais recomendados para as gestantes, já que na água elas não sentem o peso da barriga. Isso aumenta a segurança ao se exercitar. Exercícios dentro d’água ajudam no alongamento, melhoram a circulação e diminuem os inchaços, trazendo bastante conforto, além de ajudarem a diminuir as dores do parto.

Posições para repouso

Deite-se de costas, com a cabeça apoiada num travesseiro. Coloque almofadas sob as pernas num ângulo de aproximadamente 90 graus. Permaneça por alguns minutos. Outra posição confortável é deitar de lado, com a cabeça sobre o braço e colocar o travesseiro entre as pernas. Outro exercício bem relaxante é sentar numa cadeira com as pernas abertas para o encosto, apoiando os braços, enquanto outra pessoa lubrifica as mãos com hidratante e faz uma massagem com movimentos laterais, depois com movimentos circulares, ao lado da coluna, desde os quadris até os ombros. Na sequência, peça movimentos vai e vem, de baixo pra cima, também dos quadris até os ombros.

Agora que você já conhece alguns bons exercícios para gestantes, aproveite a sua gravidez e se mantenha em atividade. Esses exercícios vão lhe ajudar inclusive a voltar à antiga forma mais rápido, fazendo com que você volte normalmente às suas atividades enquanto curte o seu bebê.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *