Workshop “O bebê e a pelve materna”

Conheça a importância da pelve como centro das adaptações fisiológicas e mecânicas e saiba como utilizá-la para melhores resultados na gestação, parto e pós-parto.

Este workshop teórico e prático visa ampliar as possibilidades de manejo de situações especiais na gestação, trabalho de parto, parto e pós parto, com foco na prevenção de disfunções músculo esqueléticas e distócias, promovendo um nascimento seguro e positivo.

Com a experiência de 3 profissionais que atendem parto há mais de uma década, que acima de tudo confiam que o processo da gestação e nascimento deve ser preservado na sua potência e sem interferências externas sempre que possível, exploraremos possibilidades de exercícios, alongamentos e posicionamentos maternos no pré natal para diminuir desconfortos lombo pélvicos, prevenir lacerações perineais graves, incontinencias, prolapsos e diástase dos músculos abdominais.

Com relação ao momento do trabalho de parto trabalharemos com técnicas que podem auxiliar no posicionamento fetal e ampliar o caminho para o nascimento pois algumas vezes, dependendo do posicionamento do bebê na pelve, esta pode se tornar um desafio para o seu nascimento.

No pós parto estaremos focadas na recuperação natural, consciente e estudando alguns cuidados fundamentais para prevenir disfunções músculo esqueléticas futuras.

Público alvo: Doulas, parteiras e obstetras.

Temas abordados no workshop

– A estrutura da pelve
Entenda a estrutura da pelve e os mecanismos de parto.

– Preparação durante a gestação
Exercícios e técnicas interessantes para preparar a musculatura pélvica para o parto.

– A interação entre a pelve e a cabeça do bebê
Compreenda a interação entre a pelve da parturiente e a cabeça do bebê.

– Como colocar o aprendizado em prática
Aprenda e pratique técnicas para melhorar o posicionamento do bebê na pelve durante a gestação (quando necessário), e em casos de trabalho de parto desafiador.

Conteúdo:

– Anatomia pélvica (ossos, músculos, tendões, órgãos)
– Função muscular durante a gestação e parto
– As transformações da anatomia e mecânica da pelve
– Preparação para o parto: massagem perineal e exercícios
– Relação pelve/bebê durante o trabalho de parto e o nascimento
– Mecanismos de parto – rotação do bebê na pelve
– Rebozo, massagens, posicionamento no pré natal e parto
– Pos-parto
– Pensando juntas: situações especiais.
OBS: O conteúdo do workshop pode ser alterado conforme a necessidade do grupo.

Informações – Curso em Florianópolis

Data: Primeiro semestre de 2019
Horário: das 8:30 às 18h
Carga horária: 16hrs
Local: Ama Nascer – Servidão da Magia, 73 – Canto da Lagoa – Florianópolis – SC.
Custo: R$ 550,00
Formas de pagamento: Transferência bancária ou cartão de crédito (através do PagSeguro)
Telefone: (48) 99147-4109

Me avise quando abrirem as inscrições

.

 

Faça também a inscrição no “Workshop interativo de amamentação” e receba um DESCONTO.

Ministrantes

Larissa Grandi é obstetriz/midwife formada na Nova Zelândia. Começou sua caminhada nesta áreas como doula há 15 anos atrás. Se formou em fisioterapia em 2005.
Mãe de uma menina de 5 anos que nasceu em casa, confia profundamente na habilidade das mulheres de dar à luz.
Em 2013 validou seu diploma como obstetriz pela USP-EACH e em 2014 iniciou seu trabalho junto a equipe Ama Nascer em Florianópolis.
Atualmente vive na Nova Zelândia, trabalha como parteira independente e faz plantões em uma casa de parto onde dedica grande parte de seu tempo ao suporte à amamentação.
O seu foco de trabalho com as famílias é a educação para a escolha informada dos procedimentos que envolve este período, protegendo a fisiologia para um parto gentil, seguro e o sucesso da amamentação.
Para os profissionais que trabalham com o parto, se atém a trazer reflexão profunda da anatomia física e sútil de cada indivíduo para facilitar o parto natural e a amamentação.

 

Claire EcclestonClaire Eccleston é parteira há 10 anos, trabalha com educação pré-natal e yoga para gestantes há 16 anos. Confia no parto usando o contato físico como uma linguagem de amor e confiança.
Claire ensina parteiras por toda a Nova Zelândia através da instituição New Zealand College of Midwives. Também viaja frequentemente para Vanuatu, Laos e Cambodia para contribuir com a parteria tradicional destes lugares.
É mãe de 3 crianças e está estudando terapia crânio sacral biodinâmica para ampliar seus conhecimentos da anatomia sútil e física no processo de parto.

 

 

Gabriela Zanella Ama NascerGabriela Zanella, mãe de dois filhos, Pedro e Estela. Fisioterapeuta e doula há mais de 10 anos, formada pela UDESC e GAMA/SP. Trabalha a quase 10 anos no SUS atendendo usuários em geral mas especialmente mulheres com informações e técnicas para saúde sexual e auto cuidado e gestantes se preparando para o parto. Tem experiência e cursos na área de fisioterapia pélvica e atua com foco na confiança e no conhecimento da mulher sobre seu próprio corpo.
Doula e assistente/aprendiz de parteira no Grupo Ama Nascer há 4 anos e atualmente cursa Enfermagem.