Dicas de como aumentar a produção de leite

Um dos motivos que as mulheres param de amamentar é por que pensam que a sua produção de leite esta prejudicada. Vivendo numa sociedade que esta acostumada a medir quantidades, pode ser difícil confiar que o bebê esta recebendo a quantidade correta. Entender a Algumas mulheres podem precisar aumentar a produção de leite.  pode ser fundamental para que a mãe possa continuar a amamentação. Em muitos casos, o problema não é exatamente a falta de leite materno, mas sim dificuldades com relação a pega correta, posicionamento do bebê, frequência de mamadas.

Porém, se não houver problemas relacionados a pega, pode ser que a mãe esteja com uma baixa produção de leite. Isso pode acontecer por diversos fatores como estresse, questões emocionais associadas a instabilidades e insegurança na vida ou alimentação inadequada. Mesmo com todas estas questões presentes é importante lembrar que a grande maioria das mulheres produzem leite. A mulher que não tem leite é um mito criado por uma cultura de consumo que estimula mecanismos externos para solução de problemas e que não reconhece o potencial natural da vida de se equilibrar baseada em suas próprias soluções.

Todos estes fatores que diminuem a produção de leite materno podem ser resolvidos de maneira simples, natural e acessível para qualquer pessoa. Abaixo descreverei o que você mãe, pode fazer para aumentar a produção de leite.

Ter consciência dos processos emocionais que está passando neste momento

O estresse gera tensão corporal e é natural que a produção de leite diminua diante dela. Saber o que está gerando estresse de forma honesta, clara e objetiva alivia parte da tensão e é o primeiro passo para a solução. Só é possível resolver aquilo que se conhece. Esse processo ajuda muito e você pode fazer sozinha em momentos de reflexão pessoal. Caso esteja difícil, procure ajuda de um profissional.

Deixe o bebê mamar até que todo peito esvazie

É comum vermos mulheres que trocam o nenê de mama antes que ela esteja completamente vazia. Esta prática não é indicada por dois principais motivos: 1) o primeiro leite de cada mamada é um leite menos concentrado, possui características importantes mas diferentes das características do leite que sai depois de alguns minutos do bebê sugando. Este leite do segundo momento é muito importante para o crescimento do bebê e acaba não sendo aproveitado quando a mãe troca o peito no meio da mamada; 2) é após alguns minutos de sucção que o corpo da mulher começa a produzir o maior volume de leite. É o que chamamos de “descer o leite”. Se antes desse pico de produção o bebê começar a sugar o outro peito, o estímulo à produção será diferente e com certeza o volume produzido será menor.

Aumentar a frequência das mamadas

Há bebês que dormem muito. Isso, a princípio, não é um problema, mas uma das coisas que mais contribuem para aumentar a produção de leite materno é aumentar a frequência das mamadas. Se o seu bebê é um desse tipo dorminhoco, sugerimos que o acorde com mais frequência, coloque-o para mamar e aproveite este poderoso estímulo à lactação. É importante dizer que você só deve fazer isso se for realmente necessário aumentar a sua produção de leite e se você tiver certeza que a pega do bebê está correta. Se a pega não estiver é preciso primeiro dar atenção a isso. O sono é muito importante para o crescimento do recém-nascido e devemos sempre nos esforçar para preservar sua qualidade.

Coma alimentos que estimulem a produção de leite e reduza os que a diminuem

Os alimentos crus ajudam a aumentar a vitalidade do organismo e naturalmente aumentam a produção de leite. Comer variedade de frutas frescas, verduras e legumes ajuda muito.

Alguns alimentos possuem propriedades galactogogas, ou seja, estimulam o organismo a produzir mais leite. Alguns dos alimentos mais indicados são: aveia, milho, abacate e côco.

Aumentar a ingestão de liquido

Amamentar dá muita sede! Não é a toa… Grande parte do leite materno é composto por água e esta tem que vir de algum lugar para que possa ser utilizada nesta produção. Ingerir mais água é fundamental para aumentar a produção de leite naturalmente e manter a hidratação da mãe. É uma fase nova que provavelmente você deverá beber muito mais água do que você já bebeu em qualquer outra época de sua vida antes de ter filhos.

Complementar a amamentação usando sonda

Outra dica muito boa para estimular a produção de leite e ajudar o bebê a ganhar peso é complementar a amamentação com seu próprio leite usando sonda.

Se já passou por experiências relacionadas às dicas deste artigo, compartilhe nos comentários e ajude outras mulheres!