Evite problemas na amamentação. Conheça os sinais da mamada correta.

Com frequência as mulheres enfrentam problemas na amamentação. Esta é uma fase que desperta muitas dúvidas e inúmeras dificuldades encontradas são decorrentes da mamada incorreta.

Como saber se o seu bebê esta mamando bem?

Há sinais simples que você pode observar para verificar se o bebê está realmente fazendo a pega corretamente, sugando com a intensidade necessária e realmente aproveitando todos os benefícios da amamentação.

Seu bebê fica bem perto do seu corpo e relaxado: Quando o bebê mama, ele deve estar bem coladinho ao corpo da mãe. Esse contato direto oferece segurança e tranquiliza o bebê, favorecendo uma mamada completa e o relaxamento profundo.

O bebê não escorrega do mamilo e pode dormir quando estiver satisfeito:  O bebê deve manter a sucção Correta por um longo período, de pelo menos 15 minutos. Se o bebê interrompe a mamada frequentemente ele não consegue estimular a mama  corretamente para que haja a descida do leite.  Se o bebê escorrega do seio tambem pode modificar a pega. Nestes casos a mamada é interrompida e nem sempre todo leite que o bebê poderia mamar é sugado. O ideal é que o bebê sugue ativamente por um tempo e solte o seio por conta própria quando estiver completamente satisfeito.

Você sente e vê o bebê sugando e engolindo com pausas regulares: A mamada deve ter um ritmo. Quando o bebê suga de forma regular, é sinal que realmente está engolindo uma quantidade adequada de leite a cada gole. Isso pode ser percebido através de sua sensação no seio, da observação visual e também você pode ouvir um som sutil quando engole.

Seus mamilos devem se sentir razoavelmente confortáveis depois que o bebê mama por volta de 10 segundos iniciais: No início da mamada pode haver algum leve desconforto, mas este deve passar e deixar a mamada confortável. Se isso não ocorrer, há grande chance de estar acontecendo algum problema de posicionamento da pega da mamada. Leia este post para entender melhor a pega correta.

O bebê deve sair da mama satisfeito e relaxado: Como descrito no primeiro item, este é um sinal muito importante e que indica uma boa mamada. Se o seu bebê termina a mamada irritado ou com qualquer desconforto, é provável que algo esteja acontecendo errado durante a mamada.

Você pode sentir cólicas do seu útero e sede: Estes são sinais extremamente positivos. Eles ocorrem pois a amamentação desencadeia a produção de hormônios que fazem o útero retornar ao local de antes da gestação. A sensação de sede contribui para o aumento na ingestão de líquidos. Beber água é fundamental para a produção de leite, lembre-se disso!

Observar o cocô e xixi é também uma excelente forma de identificar se a mamada está correta ou se está ocorrendo algum problema.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *