Nossa Equipe

Somos um grupo de mulheres com trajetórias diferentes, mas que têm algo em comum: paixão pelo parto, pelos bebês e pelas mulheres. Acreditamos que o parto é muito mais do que um ato fisiológico, é uma grande transformação da alma e uma oportunidade única de mergulhar em si mesma.

Naoli Vinaver

Parteira

Desde 1988 me dedico à profissão e a arte de atender mães…

veja mais...

Naoli Vinaver

Desde 1988 me dedico à profissão e a arte de atender mães, bebês e famílias na milagrosa experiência de parir e nascer em casa.

Sou parteira profissional e como muitas parteiras ao redor do mundo, aprendi inumeráveis técnicas, sensibilidade, paciência e prudência de outras parteiras mais velhas e mais sábias, assim como principalmente das mulheres que acompanhamos.

Sou mãe de três filhos que pari em casa e avó de uma neta que também acompanhei seu nascimento em casa. Já acompanhei mais de mil e seiscentas (1.600) mulheres em sua gravidez, parto e início de maternidade na família, e em cada caso, me surpreendi com o potencial instintivo e sabedoria interior que os seres humanos são capazes, tanto para dar à luz como para chegar ao mundo. O parto, associado à sexualidade da mulher e do casal, tem grandes probabilidades de ser vivido como algo sublime que deixa enormes aprendizados para a vida, sempre que seja respeitado, compreendido e acompanhado com atenção como um evento único.

Adepta do parto vivido como um evento único e irrepetível, considero que preservar e proteger a dignidade, qualidade e calor no parto e no nascimento seja uma prioridade para a nossa humanidade e que as experiências vividas e apreciadas em parceria amorosa dão muito certo!

Mayra Calvette

Enfermeira Obstetra

 Mãe, Enfermeira Obstetra e Neonatal, Parteira Contemporânea…

veja mais...

Mayra Calvette

Em uma época onde o movimento pela humanização do parto estava iniciando, fui agraciada por nascer de um parto domiciliar planejado e seguro, em um ambiente amoroso e tranquilo. Durante toda minha infância sempre escutei minha mãe falando de parto como uma experiência maravilhosa.

Sentia um forte chamado para acompanhar partos, estar perto desse momento tão milagroso, único, forte e maravilhoso da existência humana. Então segui o caminho que encontrei na época e em 2008 me formei em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina, fazendo especialização em obstetrícia e neonatologia. Tive a oportunidade de vivenciar duas realidades completamente diferentes. Uma assistência hospitalar medicalizada e do outro lado uma assistência humanizada em partos domiciliares e hospitalares.

Cada vez meu encantamento e curiosidade por esse universo cresciam, e em 2011-12 realizei o Projeto Parto pelo Mundo pesquisando sobre o parto em diversos países e culturas, série que foi ao ar em 2013 no canal GNT.

Em 2013 formamos o Grupo Ama Nascer, onde realizo o acompanhamento integral às famílias durante o período da gestação, o parto em casa ou hospital, pós-parto e amamentação. Grupo que enche meu coração de alegria de fazer parte.

O parto é um daqueles momentos que fica para sempre guardado em cada célula do nosso corpo, minha missão como parteira é ser um instrumento para auxiliar nesse momento de abertura, de transformação, de nascimento e renascimento de mulher, bebê e de cada família! O meu maior aprendizado é com cada parto, cada experiência, onde tenho a oportunidade de exercer a entrega e presença verdadeiras, observando, amparando, e agindo quando necessário.

Em 2014 fui abençoada e recebi a Ayla na minha vida. Ela nasceu em um parto domiciliar planejado com a nossa equipe, foi a experiência mais poderosa e transformadora da minha vida!

Sou renascedora formada pela escola Conexión Consciente de Rebirthing International España. E aluna do grupo de formação de Pathwork. Sempre em busca de autoconhecimento, autocura para viver uma vida mais plena e feliz!

Marcela Flueti

Parteira

Mãe, Parteira, Naturóloga e Psicoterapeuta Corporal em Core Energetics …

veja mais...

Marcela Flueti

Quando criança, meus pais ensinavam mulheres / casais a se observarem e a reconhecerem seus ciclos, suas luas, e isso me encantava. Sentia um chamado para trabalhar com mulheres, ovulação, parto, corpo, com a visão respeitosa dos ciclos naturais.

Isso me levou a cursar Naturologia, uma formação que me ajudou a concretizar ainda mais essa visão integral no cuidado com o ser humano. Ainda nessa busca fiz uma especialização em Medicina Tradicional Chinesa em 2000, o curso de Doulas pelo GAMA em 2006 (que me aproximava com mais clareza desse trabalho específico com as mulheres).

Durante a graduação tive o presente de participar do Programa Revitalizando Culturas durante 5 anos atuando com os Mbyá Guarani de Santa Catarina através de um projeto de resgate ao parto nas aldeias. Tive a oportunidade de ser aprendiz das parteiras das aldeias recebendo o presente do olhar da partería tradicional indígena.

Em 2008 pari meu filho Miguel, em casa juntamente com meu companheiro e nessa mesma época fui uma das fundadoras do Grupo Samaúma em Campinas / SP, no qual tive uma vivência linda com casais gestantes.

De 2009 a 2013 fiz a formação em Core Energetics, pela Rede Brasil Core Energetics, uma abordagem da psicoterapia corporal reichiana que me ajudou a mergulhar mais nos processos psicoemocionais da gestação e do parto. Posteriormente cursei o Corepath, um aprofundamento da Core Energetics mais focado no Pathwork. E desde 2017 sou co-terapeuta da formação em Core Energétics.

Em 2012 / 2013 fiz as formações de “Aprofundamento em parto domiciliar” e “A arte da parteria” com Naoli Vinaver, acrescentando mais ferramentas humanas no meu trabalho interno e com as gestantes.

Em 2014 pari minha filha Pérola, em casa, muito bem acompanhada pelas parteiras do Ama Nascer.

De 2013 a 2018 fui aprendiz de parteira da Naolí e das demais parteiras da nossa equipe. Atuando desde 2018 como parteira principal.

Gabriela Zanella

Enfermeira

Mãe, doula, fisioterapeuta, graduanda em Enfermagem…

veja mais...

Gabriela Zanella

Sou mãe do Pedro e da Estela, doula, fisioterapeuta, graduanda em Enfermagem, aprendiz e admiradora de parteiras.

No parto do meu primeiro filho (2004) aprendi que a falta de apoio e o modelo de assistência impessoal e intervencionista faz com que, muitas vezes, as mulheres passem por procedimentos desnecessários no parto. Foi após esta experiência que senti a necessidade de estudar mais sobre o que eu havia vivenciado.

Me formei em Fisioterapia na UDESC (2007) e meu trabalho de conclusão de curso teve o tema ‘O fisioterapeuta como suporte à parturiente’ onde estudei sobre métodos não-farmacológicos de alívio da dor no parto como massagens, técnicas respiratórias e de relaxamento. Foi durante este estudo que descobri o trabalho das doulas e que este apoio prestado por mulheres à outras mulheres durante o parto diminuíam as taxas de intervenções no parto, inclusive de cesarianas, e aumentavam a satisfação da mulher com o processo.

Me formei doula no mesmo ano (2007) e desde lá já acompanhei aproximadamente 300 mulheres nas suas gestações, partos e pós partos.

Em 2011, pari minha segunda filha em casa, com apoio de pessoas muito importantes para mim e pude experimentar um modelo de cuidado onde há confiança no processo do parto. Pude experimentar momentos de entrega profunda e me conectar intensamente ao meu corpo.

Isso me fez repensar meu trabalho e em 2014, quando entrei no Ama Nascer iniciei meu caminho de aprendiz com as parteiras do grupo e me fortaleci para seguir minha formação e me tornar uma parteira.

Minha caminhada sempre foi permeada por uma forte energia de militância em prol dos direitos das mulheres e por isso em 2016 fui uma das fundadoras da Associação de Doulas de SC a qual presidi por 3 anos. Nesses anos conseguimos aprovar a Lei Estadual das Doulas (que permite às mulheres terem uma doula além de acompanhante no parto) e a Lei Estadual de Combate a Violência Obstétrica.

Estou finalizando minha graduação em Enfermagem e além de prestar assistência às mulheres como doula nos partos hospitalares, realizo consultas de pré natal, acompanho partos domiciliares e pós partos como parteira aprendiz.

Como fisioterapeuta, ofereço também o trabalho de fisioterapia pélvica para gestantes focada na preparação para o parto, promovendo e despertando o conhecimento e criatividade corporal para descoberta da potência do corpo feminino para sua sexualidade, gestação, parto e pós parto.

Ana Paula Costa Andrade

Enfermeira obstetra

Mãe, Enfermeira obstétrica, Parteira, Aromaterapeuta e Terapeuta Transpessoal…

veja mais...

Ana Paula Costa Andrade

Sou mãe da Giovanna nascida de parto normal em 2001. Quatro anos após parir minha filha, iniciei meus estudos na área de Enfermagem. Oito anos após seu nascimento tive consciência de que meu parto normal havia sido repleto de violência obstétrica, e a partir dessa experiência escolhi me dedicar às mulheres e bebês. Me formei Enfermeira no Centro Superior de Ensino nos

Campos Gerais em Ponta Grossa-PR em 2009. Durante o curso já havia manifestado dentro de mim um desejo profundo em ser Enfermeira Obstétrica e trabalhar com partos em casa. Em 2011 iniciei a minha especialização em Enfermagem Obstétrica pela PUC – Curitiba/PR e desde esse período me dedico às experiências mais transformadoras da humanidade: a gestação e o parto.

Em 2011 participei da formação em Parto Ativo pelo Active Birth Centre – Brasil com Janet Balaskas. Neste mesmo ano comecei a me aprofundar nas formações em Partería Tradicional com a Naolí Vinaver e com parteiras no interior do Brasil, as quais sigo até hoje. Sou aromaterapeuta com foco no bem estar da mulher, especialmente na gestação, parto e pós-parto. Também sou Terapeuta Transpessoal formada pela Universidade Internacional da Paz (Unipaz).

Nesse caminhar atuei na assistência ao parto hospitalar, centro obstétrico e unidade neonatal por três anos. Embora tenha sido uma oportunidade grandiosa de aprendizado, sinto que em casa é o lugar onde me percebo mais segura, conectada e confiante na minha essência de parteira.
Nesses anos como parteira, sinto que o parto é a alma da mulher que se expressa por meio do seu corpo. É uma grande oportunidade de expansão e autoconhecimento sobre sua potencialidade.

Desde 2012 me dedico ao Parto Domiciliar Planejado como Enfermeira Obstétrica/Parteira, buscando um olhar holístico e transpessoal, compreendendo o parto como uma experiência familiar, calorosa, singular e intransferível.

Em 2018 agreguei a equipe Ama Nascer atuando como Parteira nos partos domiciliares, e, eventualmente, realizando acompanhamentos pré-hospitalares.

Maristela Sens

Ginecologista / Obstetra

Mãe, Médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia, Mestre em Cuidados Intensivos e Paliativos.

veja mais...

Maristela Sens

Médica, graduada pela UFSC em 2006, especialista em Ginecologia e Obstetrícia, e Mestre em Cuidados Intensivos e Paliativos. Atua como ginecologista e obstetra no hospital universitário HU-UFSC e integra a equipe Ama Nascer na assistência ao parto hospitalar.

Pratica a medicina integral utilizando o conhecimento da medicina Ayurvédica, fitoterapia, aromaterapia entre outras.

É mãe da Maria, uma menina com necessidades especiais e também dos gêmeos, Tomé e Cadu.

Cadastre-se