Relatos de parto – Ampliando a visão sobre sua importância

O relato de parto é uma descrição pessoal da experiência vivenciada no momento do parto e inclui a percepção de fatores externos como sensações e sentimentos durante os diversos momentos e fases do trabalho de parto e parto. É bastante conhecido entre as mulheres que buscam informações e protagonismo no parto.

Muito além de uma simples descrição de fatos, acreditamos que o relato de parto é uma poderosa ferramenta tanto para a mãe ou pai que o escreve, como para todos aqueles que lêem e podem crescer ao fazer contato com a experiência apresentada.

Vamos enumerar aqui algumas das mais importantes vantagens dos relatos de parto. Claro que podem haver outras. Por isso, peço a sua contribuição desde já para compartilhar nos comentários aquilo que você considera um grande benefício deste tipo de relato.

Benefícios dos relatos de parto para a própria pessoa

Quando descrevemos um fato, somos obrigados a entrar em contato com ele. As imagens naturalmente circulam na consciência e com este processo, tornamos a experiência mais viva internamente.

Lembramos de cenas que estavam esquecidas e sentimos as sensações, emoções e pensamentos que estavam presentes em cada momento novamente. Com este movimento interno, temos a oportunidade de entender melhor o que ocorreu, ressignificar experiências difíceis ou reconhecer o valor de momentos que talvez não nos demos conta no instante que aconteceram. Um olhar, um toque, um som, uma sensação… podem fazer um novo sentido quando são relembrados e a vida pode ser vista à partir de um ponto de vista mais amplo.

Benefícios dos relatos de parto para outras mulheres

Quando um relato de parto é publicado, outras mulheres podem ter acesso a ele e crescer com a experiência descrita. Mulheres que tiveram experiências parecidas, tem a oportunidade de ressignificar a própria história através deste contato.

Gestantes que ainda não pariram podem conhecer histórias reais e entender o contexto envolvido em cada uma delas. Percebendo este contexto, podem ter a clareza para saber o que desejam para seus partos e planejá-lo de forma mais consciente.

Além disso, quanto maior for a variedade de relatos lidos, mais se entende que o parto é uma experiência única e individual. Até mesmo um parto relatado por duas pessoas (pai e mãe por exemplo) terá diferenças significativas em muitos aspectos. Esta consciência ajudará a gestante a elaborar o seu plano de parto com a abertura e flexibilidade necessárias para vivenciar sua própria experiência com entrega.

Uma mulher que conhece a experiência de outras mulheres tem muito mais chances de agir de forma acertiva para ter o parto que planejou. O momento do parto é de muita intensidade e conhecer os possíveis desafios, já vivenciados por outras mulheres, pode ajudar a previnir situações indesejadas.

Benefícios dos relatos de parto para profissionais da área de saúde, principalmente a obstetrícia e A neonatologia,

Profissionais que lêem relatos de parto tem a oportunidade de se sensibilizarem com as experiências reais contadas através de diversos pontos de vista. Muitas práticas consideradas violentas são aplicadas sem um contato verdadeiro com o impacto que causam nas pessoas que as recebem. Obviamente, muitos desses profissionais nem se darão o trabalho de ler tais relatos, mas com certeza serão requisitados cada vez mais a olharem com atenção para essa realidade à medida que as gestantes que acompanham passarem a exigir respostas claras com relação as suas condutas na gestação, no parto e no pós-parto.

Benefícios dos relatos de parto para a sociedade

Sabemos que interesses pessoais dos profissionais ou das instituições acima das necessidades das mulheres e dos bebês, inúmeras práticas de violência obstétrica e muitas outras atrocidades cometidas na obstetrícia e neonatologia existem no Brasil e no mundo. Divulgar experiências que envolveram este tipo de ação juntamente com experiências positivas do parto é uma forma de despertar nas pessoas a atenção para o que está acontecendo em realidade e evitar a perpetuação de tais práticas abomináveis e contrárias à vida.

A sociedade amadurece, a humanidade se reconhece, a humanização acontece emergindo das próprias pessoas e de seus aprendizados com a experiência.

Leia os relatos de parto acompanhados pela equipe ama nascer.

Conhece mais algum benefício dos relatos de parto? Compartilhe nos comentários, nos ajude a aumentar esta lista e ajudar mais mulheres e famílias a terem uma experiência positiva no início da vida.