O acompanhamento pós-parto é realizado através de visitas domiciliares para acompanhar a recuperação da mulher após do parto e a adaptação do recém nascido até a sexta semana.
Durante o período de pós-parto tardio (42 dias após o parto) as parteiras permanecem disponíveis 24 horas por dia via telefone, WhatsApp e realizam quatro consultas.
Quando as visitas acontecem?
As visitas são realizadas conforme as necessidade de cada família e sugerimos que elas aconteçam da seguinte forma:
Nessa primeira visita avaliamos o bem estar da mulher e todas as questões clínicas que envolvem a sua recuperação fisiológica. Realizamos detalhadamente o primeiro exame físico do bebê com o propósito de apresentá-lo à família. Avaliamos a amamentação e ensinamos cuidados básicos com a mulher e seu bebê nesse período de adaptação. Entregamos à família a Declaração de Nascido Vivo (DNV) para registro em cartório e a caderneta da criança. Esclarecemos dúvidas sobre calendário vacinal e os testes que envolvem a Triagem Neonatal.
Nessa visita geralmente estará acontecendo a “apojadura” ou “descida do leite”. Avaliamos, além das questões clínicas, a adaptação da mulher e do bebê com foco na amamentação.
Nessa visita avaliamos a recuperação clínica da mulher, seu bem estar físico e emocional após o parto, o crescimento, ganho de peso e desenvolvimento do bebê.
Na quarta e última visita, a qual pode acontecer na casa da mulher ou no Ama Nascer, avaliamos a recuperação clínica do pós-parto tardio e a transição do recém-nascido para lactente.
Nosso acompanhamento pós-parto vai além de avaliar a recuperação clínica da mulher e a amamentação. Em todas as consultas nos colocamos disponíveis para ouvir a mulher e seu/sua acompanhante, caso queiram compartilhar seus sentimentos em relação a experiência que viveram.