Fotografia e Vídeo de Parto – Além D’Olhar

Mais do que compor a imagem e escolher a luz adequada, para a fotógrafa campineira Vívian Scaggiante, fotografar é um exercício de sensibilidade. Foi com esta proposta que criou o Além D’Olhar fotografia em 2003. Vívian Furquim ScaggianteEm 2009, Vívian fotografou o primeiro parto: nascimento de gêmeos, filhos de Viviane Coentro e Rafael Souza, parto natural após cesárea. No mesmo ano começou uma parceria com a vídeo maker e editora de vídeos Suzanne Shub, o que possibilitou o desenvolvimento de um registro mais rico.

O Além D’Olhar fotografia ficou conhecido no mundo após a repercussão de um dos vídeos de parto mais vistos na internet em 2012. O nascimento de Lucas, filho de Sabrina e Fernando, atingiu a marca de 3 milhões de visualizações em um ano e ficou como o vídeo mais popular do YouTube por uma semana. Um marco para a humanização do parto no Brasil.

Vívian e Suzanne participam ativamente em dois grupos de preparação para o parto, Samaúma em Campinas-SP e AMA Nascer em Florianópolis – SC; são formadas como doula pelo GAMA – SP; participaram como uma das maiores doadoras de imagens para o filme “O Renascimento do Parto” e ministram workshops de Fotografia de Parto Humanizado pelo Brasil.

A exposição “Instinto” do Além D’Olhar que tem como objetivo divulgar a humanizaçãoSuzanne Shub do parto e nascimento já foi apresentada em oito eventos desde setembro de 2013: Iº Congresso de Parto, Nascimento e Amamentação Saudáveis – UFSCAR, São Carlos – SP; Festival de Fotografia Hércule Florence – Saraiva Shopping Iguatemi, Campinas – SP; Encontro Regional pela Humanização do Parto e Nascimento, Campinas – SP; Curso “A Arte da Parteira” de Naolì Vinaver, Florianópolis – SC; Seminário  de Boas Práticas de Parto e Nascimento organizado pelo Ministério da Saúde/Rede Cegonha, Florianópolis – SC; Ministério da Saúde – Saúde da Mulher, Brasília – DF; Hospital Regional de São José na Semana Nacional da Humanização, SC; Siaparto – Iº Simpósio Internacional de Assistência ao Parto, São Paulo – SP.

Em abril de 2014 as fotos da exposição foram reimpressas e uma cópia foi doada para o Ministério da Saúde – Saúde da Mulher.

“Ser fotógrafa e video maker de parto humanizado envolve ENTREGA, de CORPO e ALMA, para um EVENTO SAGRADO. Temos a consciência de que nosso trabalho vai além do registro” (Vívian Scaggiante)

Contato:

.